Hey, Leitores! Como esta semana é o aniversário do Blog e de Rebelde (Dia 21), o programa de hoje será especial: Música.
Não tem nenhum ser humano que não curta nenhum tipo de música. Hoje em dia, ela está presente em tudo: MP3, celular, Sons, etc. Com vários estilos, fica difícil de gostar só de uma. Mas... de onde vem?
A história da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história é trabalho dos historiadores, porém também é frequentemente realizado pelos musicólogos.
Este termo está popularmente associado à história da música erudita ocidental e frequentemente afirma-se que a história da música se origina na música da Grécia antiga e se desenvolve através de movimentos artísticos associados às grandes eras artísticas de tradição europeia (como a era medieval, renascimento, barroco, classicismo, etc.). Este conceito, no entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente. A disciplina, no entanto, estuda o desenvolvimento da música em todas as épocas e civilizações, pois a música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade, em todo o globo, desde a pré-história.
Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita europeia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não europeia e finalmente da música pré-histórica."
Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, História do samba, história do fado e assim sucessivamente. (WIKIPÉDIA)
Quer uns programas legais que envolvem músicas? Aqui vão duas bem legais:
- Glee
- Hannah Montana
- Sem falar de Rebelde; né?!
- Seu Jorge - Músicas Para Churrasco
- Pitty - Trupe Delirante no Circo Voador
- Luan Santana - Ao Vivo no Rio
- RebeldeS (Será Lançado)
Bem; para mim; rebelde é ser você mesmo. É ter coragem em ser forte. É julgar tudo; por bem ou por mal!
Então é isso, gente! O programa fica por aqui, até o próximo, que falará de Coisas Bem Legais!
Fuui!
Pablo Ruan
Nenhum comentário:
Postar um comentário