#Fã-Clube Rebelde - Participe Você Também!

21 de agosto de 2011

Especial de Aniversário do Blog e de #RebeldeBR

Bem, gente, hoje é dia 21, um dia muito especial. Além de ser aniversário de 5 meses de Rebelde BR, é o aniversário de 3 meses do Blog! Por isso mudei o Banner e o plano de fundo. Em especial, vou repostar um post a biografia de Rebelde:



Em 22 de maio de 2002 estreava no Canal 9 da Argentina a novela Rebelde Way. Produzida pela produtora Cris Morena Group e Yari Dori International (Atual Dori Media Group), a trama que tinha o Elite Way School como pano de fundo, contava a história de jovens da alta sociedade argentina. Contava também com um plano de bolsas que eram destinadas a estudante de baixa renda.
 A série era baseada nos conflitos típicos da adolescência e na difícil relação pais e filhos. Da novela argentina, surge a banda Erreway, formada pelos protagonistas da trama. O sucesso foi enorme, gerando vários discos vendidos e diversas certificações de ouro e platina. A novela teve 2 temporadas e um filme foi produzido em parceria com a RGB Enintertament e estrelado pela banda Erreway chamado Erreway: 4 caminos.
A trama foi vendida para mais de 30 países, entre eles Espanha e Israel. Com o sucesso veio as versões ao redor do mundo.
2003 - Brasil (1° tentativa)


Em 2003, o SBT em parceria com a Cris Morena Group planejou fazer uma versão nacional da trama argentina. Esta seria a primeira versão internacional da novela, com elenco já escolhido e chamadas rolando na programação da emissora, mas por motivos desconhecidos até hoje, a trama jamais estreou.

2004 - México


Em 2004, o produtor Pedro Damián firmou um contrato com a produtora de Cris Morena para produzir uma versão local do sucesso argentino. Adaptada por Pedro Armando Rodriguez e Maria Balmori e dirigida por Juan Carlos Muñoz e Luis Pardo, a trama mexicana estreou no país latino no dia 04 de outubro daquele ano. Se tornou rapidamente a versão mais bem sucedida de todas feitas até então. Da trama mexicana, nasceu a banda RBD que se converteu num dos maiores sucessos da música dos últimos anos. O grupo formado pelos 6 protagonistas, foi sucesso estrondoso de vendas e de público fazendo show até mesmo em países como Romenia e Servia. 

2005 - Índia


Exibida pelo canal Star One, e produzida por Shrishti Arya e Goldre Behi, esta foi a versão mais curiosa de Rebelde Way. Batizada de Remix, foi dirigida por Bhooshan Patel, Iqbaal Rizzvi, Jaggi e Roniz Malhotra. A série foi totalmente adaptada aos costumes indianos e alguns detalhes da versão original não são interpretados por esta produção, mesmo assim, Remix foi um grande sucesso e chegou a ter uma segunda temporada.
O nome do Elite Way School é na verdade o Maurya High School para os indianos. A banda originada da versão indiana, foi batizada de Remix Gang. Diferente das outras versões, as canções não eram interpretadas pelos protagonistas, os atores apenas "dublavam" (com exceção de Shweta Gulati) as músicas que embalavam a série, mesmo assim, o grande sucesso é considerado por Cris Morena, um de seus maiores orgulhos.

2008 - Portugal


Rebelde Way, exibida pelo canal SIC, inicialmente se chamaria Onda Rebelde, porém o nome original foi mantido. Trata-se da 3ª produção de Cris Morena produzida em sólo português, sendo as anteriores: Floribella (de Floricienta) e Chiquititas (de Chiquititas 2006).
Dirigida pelo brasileiro Atílio Riccó e adaptada por João Matos, Catarina Dias, Pedro Cavaleiro, Raquel Palermo, Ana Morgado, Mário Cunha e Filipa Guimarães. Esta produção foi fiel ao original, mas com as adaptações sugeridas por Cris Morena e tendo muito mais liberdade nos temas cotidianos dos jovens, algo que a versão original não teve. Exemplo: No primeiro episódio, enquanto duas meninas tiram a roupa e ficam de top less, o personagem Pedro (o Pablo) se diverte, tomando banho no mar, totalmente nu. O primeiro capítulo foi divulgado no site como uma "premieré" (ou seja, uma prévia de cenas do primeiro capítulo lançado dias antes), situação comum na televisão de lá. A versão de Portugal explora com mais intensidade, os problemas dos quatro protagonistas. A banda batizada de RBL lançou apenas um disco, que continha versões das musicas do grupo argentino Erreway e da mexicana RBD. A versão lusitana de Rebelde Waynão rendeu os indices esperados pela SIC, o que levou a emissora a fazer apenas uma temporada da trama portuguesa.

2009 - Chile


CRZ Corazón Rebelde, foi a versão chilena de Rebelde Way. Dirigida pelo brasileiro Herval Abreu e adaptada por Julio Rojas, Luisa Hurtado, Daniela Lillo e León Murillo, é a versão mais curta de todas as adapatações, tendo apenas 80 capítulos.
Essa produção foi a mais diferente das outras versões, os chilenos tentaram mudar um pouco a história, e as características dos personagens, tudo com a supervisão de sua criadora argentina. No início, a novela se chamava "S.O.S Corazón Rebelde" e a banda consequentemente se chamaria "S.O.S", porém para fugir de uma acusação de plágio do canal Chilevisión, que tinha um programa com o mesmo nome das iniciais, em menos de 1 mês mudaram para CRZ, que nada mais é do que a abreviatura de Corazón.

2011 - Brasil


Pela 2° vez, o país produz a sua versão do sucesso argentino. Desta vez, produzida pela Rede Record em parceria com a mexicana Televisa. Diferente das outras versões, Rebelde BR é baseada na versão mexicana produzida pela Televisa entre 2004 e 2006. Dirigida por Ivan Zettel e adaptada por Margareth Boury, Rebelde é a segunda novela produzida pela parceria Record - Televisa. A trama brasileira foi inspirada majoritariamente na versão mexicana, ainda que seus personagens tenham ganho temas diferenciados não saindo da linha original da história, criada pela dupla Cris Morena e a paulistana Patricia Maldonado.
Os dilemas da adolescência, o conflito de geração entre pais e filhos, a descoberta do primeiro amor, a luta pela autoafirmação e o choque de classes são alguns dos temas da trama. Protagonizada por Sophia Abrahão, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Melanie Fronckowiak, Micael Borges e Chay Suede, a trama enfrentou algumas desconfianças e desavenças por parte dos fãs da versão mexicana.
No ar desde o dia 21 de março deste ano, Rebelde vem mantendo uma media de 10 pontos no ibope. Apesar de não estar conquistando os indices esperados, comercialmente a trama tem rendido frutos, como álbum de figurinhas e bonecas das protagonistas e uma legião de fãs em todo o Brasil.
Planeta Rebelde BR

E esse foi o especial!
Amanhã tem o "Coisas Legais" especial de música, e na quarta o "Dica Feminina" especial também!
#NãoPercam!

Nenhum comentário: